Brazil Featured Portuguese

Como Tirar Um Autocrata do Poder (Revista Piauí)

Vitória da coalizão democrática que derrotou a direita na República Tcheca traz seis lições para frear uma escalada autoritária

Oliver Stuenkel
19 out 2021_11h35

https://piaui.folha.uol.com.br/como-tirar-um-autocrata-do-poder/

Até a semana passada, a República Tcheca era comandada pelo populista de direita Andrej Babis. Bilionário xenófobo e antiambientalista, Babis seguia a cartilha trumpista à risca, casando tendências fortemente autoritárias a um discurso nacionalista repleto de promessas de retomar a “antiga grandiosidade” do país. A estratégia direitista vinha dando resultados com os eleitores, e sua reeleição ao cargo de primeiro-ministro nos dias 8 e 9 de outubro era dada como certa. Isso até a oposição pôr em prática uma tática magistral, que deve inspirar países de todo o mundo a enfrentarem seus populistas locais.

Quem melhor resumiu a estratégia tcheca foi o próprio Babis. “Havia cinco partidos contra nós e eles tinham um único programa: remover Babis”, queixou-se o primeiro-ministro ao reconhecer sua derrota. De fato, foi justamente isso que aconteceu, mas a articulação da aliança opositora foi bem mais sofisticada do que um mero “ele não”. Foi uma obra de mestre envolvendo um grau de pragmatismo e disciplina que deve ser tomado como exemplo…

Ler matéria na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS