Events Portuguese South America

‘Eleições’ é termo inadequado para descrever manobra farsesca de Nicolás Maduro (Estadão)

No poder há mais de uma década, ditador venezuelano usa “processo eleitoral” para dividir opositores

https://www.estadao.com.br/internacional/oliver-stuenkel/na-venezuela-eleicoes-e-termo-inadequado-para-descrever-manobra-farsesca-de-nicolas-maduro/

É explícita a interferência do governo de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas para garantir a “vitória” do governante. A própria escolha da data – 28 de julho, aniversário do ex-presidente Hugo Chávez, morto em 2013 – revela a intenção de transformar o pleito em uma celebração chavista para formalizar a permanência de Maduro no poder até 2030. Tanto Maria Corina Machado, a líder da oposição, quanto Corina Yoris, sua substituta, foram barradas pela Justiça Eleitoral, controlada pelo presidente. Opositores têm sido ameaçados, atacados e presos, inviabilizando um debate público democrático.

A estratégia do governo venezuelano (e de muitos outros governos autoritários que organizam “eleições”) baseia-se no disfarce: apesar de o pleito não ser nem justo nem livre, existe uma chance teórica – na prática, mínima – de uma vitória opositora. Confere-se, dessa forma, um verniz de legitimidade ao próximo mandato presidencial. Daí o termo “eleições” ser inadequado e muitas vezes vir entre aspas.

Não por acaso, vários jornais alemães usaram a palavra Scheinwahl (“eleição simulada”) para descrever o recente pleito na Rússia. A revista alemã Der Spiegel, por exemplo,optou pelo termo Pseudobestätitung (“pseudo-confirmação”), e diversas outras publicações colocaram aspas tanto em vocábulos como “eleições” quanto “resultado” quando o assunto era a recondução de Vladimir…

Ler matéria na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS