estadao Featured Portuguese

Europa se prepara para cenário de ataque russo além da Ucrânia (Estadão)

https://www.estadao.com.br/internacional/oliver-stuenkel/europa-se-prepara-para-cenario-de-ataque-russo-alem-da-ucrania/

Crescente número de analistas europeus acredita que, uma vez vitorioso na Ucrânia, Putin pode mirar países Bálticos

Na recente Conferência de Segurança de Munique, tradicional encontro de lideranças políticas e militares ocidentais, o clima nos corredores às vezes ficava sombrio: durante os três dias de conversas na capital bávara, o governo russo celebrou duas vitórias. A primeira: o dissidente Alexei Navalny faleceu na prisão, sinal de que Vladimir Putin está conseguindo implementar um sistema de repressão política cada vez mais implacável – e que o espaço para qualquer oposição real na Rússia está desaparecendo. A segunda: as Forças Armadas russas tomaram o controle, depois de meses de batalhas sangrentas, da cidade ucraniana de Avdiivka, reflexo do cenário militar cada vez mais favorável a Moscou. Além disso, não é segredo que uma vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais em novembro provavelmente levaria a uma redução dramática da ajuda militar dos EUA à Ucrânia, aumentando as chances de triunfo russo e de enfraquecimento da OTAN.

A despeito do visível pessimismo europeu em Munique, havia poucos sinais de pânico. Em vez disso, líderes e generais do velho continente, apesar de reconhecerem as dificuldades no horizonte, pareciam confiantes de que a Europa conseguirá se adaptar à nova realidade geopolítica, marcada por crescente ameaça militar russa não apenas para a Ucrânia, mas também para outros países como os Bálticos e a Moldávia. Poucos dias antes do início da conferência, a Rússia colocou Kaja Kallas, primeira-ministra da Estônia, na lista de “procurados” depois de ela mandar retirar dos espaços públicos de seu país monumentos aos soldados soviéticos da Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma ameaça explícita à soberania do país báltico. Até recentemente, parecia pouco provável o presidente russo iniciar um conflito com a OTAN – afinal,…

Ler artigo na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS