Brazil Portuguese

Entrevista: “Brasil atingiu maior isolamento desde a redemocratização” (Deutsche Welle)

https://www.dw.com/pt-br/brasil-atingiu-maior-isolamento-desde-a-redemocratiza%C3%A7%C3%A3o/a-63300043

Philipp Lichterbeck

30/09/202230 de setembro de 2022

Em entrevista à DW, cientista político Oliver Stuenkel atribui ao governo Bolsonaro isolamento sem precedentes do Brasil na política externa e diz que, sob Lula, o país pode voltar a ser um mediador internacional.

Após quatro anos de governo Jair Bolsonaro, o Brasil se encontra mais isolado no cenário internacional do que em qualquer outro momento desde a redemocratização. A opinião é do cientista político Oliver Stuenkel, professor adjunto de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo.

“Fora a Sérvia, Polônia e Hungria, hoje o Brasil não conseguiria nenhum encontro bilateral na Europa”, avalia o especialista teuto-brasileiro, em entrevista à DW.

Se as pesquisas de intenção de voto se confirmarem e as urnas derem a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa constelação “mudaria dentro de 24 horas”, afirma Stuenkel. Sob Lula, “nos campos do meio ambiente, direitos humanos, multilateralismo e democracia, o Brasil voltaria imediatamente a contar como parceiro”.

Para além do isolamento internacional, o cientista político lista outros pontos do legado tóxico de Bolsonaro frente ao Planalto. Segundo Stuenkel, o atual presidente estabeleceu uma cultura armamentista e debilitou…

Ler entrevista na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS