estadao Featured Portuguese

Confronto nuclear entre EUA e Rússia é pouco provável (Estadão)

https://www.estadao.com.br/internacional/confronto-nuclear-entre-eua-e-russia-e-pouco-provavel-leia-a-coluna-de-oliver-stuenkel/

Mesmo se Moscou usar bomba atômica contra a Ucrânia, resposta do Ocidente deve se limitar a armas convencionais

10/10/2022 | 05h00

O debate público russo sobre a invasão à Ucrânia – ainda chamada oficialmente de “operação militar especial” pelo governo de Vladimir Putin – mudou de forma significativa ao longo das últimas semanas. Enquanto não havia quase nenhum espaço para questionar a guerra durante os primeiros meses, cresce agora o número daqueles que criticam o desempenho militar russo de forma aberta – algo nada trivial em um país onde “desacreditar as forças armadas” prevê sentença de até 15 anos de prisão.

Porém, pelo menos uma parte dessas críticas parece ser orquestrada pelo próprio Kremlin em uma tentativa de convencer a população de que os recentes fracassos na Ucrânia não são culpa do presidente, mas de seus generais. Não surpreende, portanto, que Vladimir Putin tenha optado…

Ler matéria na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS