BRICS Featured Portuguese

Entrevista: “Ampliar o Brics não é bom para o Brasil” (O Globo)

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/07/10/ampliar-o-brics-nao-e-bom-para-o-brasil-diz-analista-politico.ghtml

Oliver Stuenkel crê que aumento do bloco irá enfraquecê-lo, mas vê com bons olhos o ingresso de mais países no Novo Banco de Desenvolvimento

Por Eliane Oliveira — Brasília

Oliver Stuenkel, analista político e professor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, avalia que a expansão do número de membros dos Brics vai enfraquecer o bloco e não é bom para o Brasil. No entanto, Stuenkel, que pesquisa o grupo há mais de dez anos, vê com bons olhos o ingresso de países no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

Por que a China defende a expansão do Brics?

Já faz tempo que a China quer a expansão. Foi a China que promoveu a inclusão da África do Sul no bloco, e isso mostra um pouco a forma como o grupo Brics se encaixa na estratégia de cada país-membro. Para a China, o Brics é um elemento em uma construção mais ampla, de uma ordem mais centrada na própria China. Isso é bastante explícito, não é uma estratégia secreta, o que é natural para uma grande potência com ambição de querer construir um sistema de governança global que, de alguma forma….

Ler entrevista na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS