estadao Featured Portuguese

Ameaças de Maduro à Guiana podem minar estabilidade geopolítica na América do Sul (Estadão)

https://www.estadao.com.br/internacional/ameacas-de-maduro-a-guiana-podem-minar-estabilidade-geopolitica-na-america-do-sul/

Referendo venezuelano sobre Essequibo é velha tática de desviar atenção pública da crise econômica e fomentar um nacionalismo tóxico

À primeira vista, o referendo venezuelano no dia 3 de dezembro sobre a reivindicação de Essequibo terá poucas consequências reais. A região de 160.000 quilômetros quadrados, que a Venezuela reivindica há mais de 200 anos, pertence à Guiana, e a campanha de Maduro para ressuscitar a questão é vista pela comunidade internacional como ato de desespero para desviar a atenção pública da crise econômica e fomentar o nacionalismo. As cinco perguntas do referendo são formuladas, de forma caricata, para induzir os eleitores a apoiarem a reivindicação de Maduro e assim produzir uma “vitória” ao governo. Trata-se, portanto, de uma votação meramente simbólica.

Apesar da retórica cada vez mais agressiva – no mês passado, o Ministro da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino López, fez um apelo para “ir ao combate” com referência a Essequibo –, o risco de um conflito armado é remoto, e não parece haver intenção real por parte do presidente da Venezuela de invadir a Guiana, ex-colônia britânica que se tornou independente em 1966. Para o regime venezuelano, o custo diplomático e econômico de uma guerra iniciada por Maduro seriam imensos, desde a reimposição de sanções amplas por parte de Washington até a condenação diplomática quase universal – inclusive na América Latina. No caso pouco provável de um ataque militar por parte da Venezuela, a Guiana contaria com apoio de seus aliados, como os Estados Unidos, para preservar sua integridade territorial.

De fato, o referendo é uma manobra clássica para inflamar o nacionalismo antes das eleições em 2024. Cientes do risco de serem rotulados de traidores da pátria se criticassem a estratégia esdrúxula de Maduro de priorizar a retomada de Essequibo, numerosos oposicionistas não viram outra opção a não ser apoiar o autocrata venezuelano nesse quesito específico. Não houve, portanto, nenhuma campanha contra a posição governamental. Há vinte anos, o ex-presidente Hugo Chávez, em busca de apoio pela sua ‘Revolução Bolivariana’, já havia arquivado a reivindicação territorial. As recentes descobertas de petróleo em Essequibo, porém, levaram Maduro a tentar resgatar..

Ler artigo na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS