Oral history Portuguese Videos

Entrevista de História Oral com Marcio Dias

 

Esta entrevista foi realizada como parte do projeto “Pax Brasiliana? Um Estudo da Atuação Brasileira em Crises Constitucionais e Políticas na América Latina (1990-2015)”, desenvolvido por Oliver Stuenkel. Este projeto tem como objetivo fornecer, através de análise e entrevistas de história oral com os principais atores, uma compreensão mais profunda de várias crises políticas e institucionais ocorridas na América Latina desde 1990, bem como a conexão e agência brasileira sobre cada uma delas. A escolha do entrevistado aqui é devido ao fato deste chefiar a Embaixada brasileira no Paraguai entre 1995 e 1997, tendo desempenhado uma atuação importante diante de uma ameaça de golpe do estado contra o governo de Juan Carlos Wasmosy, em 1996. A crise no Paraguai e a participação brasileira nela são estudo de caso do projeto de pesquisa.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador: Oliver Stuenkel
Pesquisa e elaboração do roteiro: Oliver Stuenkel Transcrição: Leandro Silvestrini
Edição: Caio Simoneti, Giovanna França
Local da entrevista: Rio de Janeiro, Brasil
Data da entrevista: 29 de novembro de 2017
Data de edição final: 6 de março de 2018
Idioma: Português
Duração: 02:15:42
Páginas: 26

Baixar entrevista na íntegra aqui.

Márcio Dias
Márcio Paulo de Oliveira Dias nasceu em Florianópolis no dia 19 de abril de 1938. Foi embai- xador do Brasil no Paraguai entre 1995 e 1997, tendo desempenhado um papel importante no contexto da crise política que ocorreu no país em 1996.
Ingressou no Instituto Rio Branco em 1961, atingindo o posto de terceiro-secretário em outubro de 1963. No ano seguinte, foi membro do Seminário da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) de Peritos Governamentais em Política Comercial, em Brasília. Durante as décadas de 60, 70 e 80, ocupou uma diversidade de cargos no Brasil e no exterior, frequentemente como encarregado de negócios.
Durante os anos 90, atuou como subsecretário-geral interino e subsecretário geral da Presidência da República durante o governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992). Foi embaixador no Egito e no Sudão, cumulativamente (1991-1995), no Paraguai (1995-1997) e, posteriormente, na Bélgica (1997-2001) e no Grão-Ducado de Luxemburgo (1998-2001), cumulativamente.

Ler também:

Oral history interview with Ambassador Peter F. Romero

Oral history interview with Roger F. Noriega

How Brazil and Argentina overcame their nuclear rivalry

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS