Brazil Oral history Portuguese South America

Entrevista de história oral com Sérgio Watson

 

Esta entrevista foi realizada como parte do projeto “Pax Brasiliana? Um Estudo da Atuação Brasileira em Crises Constitucionais e Políticas na América Latina (1990-2015)”, desenvolvido por Oliver Stuenkel. Este projeto tem como objetivo fornecer, através de análise e entrevistas de história oral com os principais atores, uma compreensão mais profunda de várias crises políticas e institucionais ocorridas na América Latina desde 1990, bem como a conexão e agência brasileira sobre cada uma delas. A escolha do entrevistado aqui é devido ao fato de este ter ocupado a Embaixada brasileira no Suriname entre 1990 e 1995, período no qual o país passou por um golpe do estado. A crise no Suriname e a participação brasileira nela são estudo de caso do projeto de pesquisa.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador: Oliver Stuenkel
Pesquisa e elaboração do roteiro: Oliver Stuenkel
Transcrição: Leandro Silvestrini
Edição: Marcelo Alvarenga, Beatriz Pacheco, Giovanna França
Local da entrevista: Brasília, Brasil
Data da entrevista: 08 de julho de 2016
Data de edição final: 31 de janeiro de 2018
Idioma: Português
Duração: 02:12:29
Páginas: 26

Baixar entrevista na íntegra aqui.

Sérgio da Veiga Watson nasceu no Rio de Janeiro, em 4 de outubro de 1934 e possui uma extensa carreira no Itamaraty, tendo atuado como embaixador no Suriname entre 1990 e 1995, período no qual ocorreu um golpe de Estado (1990).

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS