Portuguese South America

Entrevista: “O fim da Onda Rosa?” (Exame)

https://exame.com/revista-exame/o-fim-da-onda-rosa/

Oliver Stuenkel avalia que partidos de esquerda devem perder espaço na América Latina, por causa de um sentimento antigoverno muito forte na população

Nos últimos anos, a esquerda venceu eleições presidenciais em vários países da América Latina: Argentina (2019), Chile (2021), Colômbia (2022) e Brasil (2022), em um movimento apelidado de Onda Rosa, vindo após uma série de governos de direita. Para o pesquisador Oliver Stuenkel, no entanto, essa onda caminha para o fim, pois os governos da maioria desses países não estão conseguindo resolver os problemas de seus cidadãos nem lidar com um sentimento generalizado antigoverno.

Ler entrevista na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS